Home About MARE Team Funds Contact

Fundos de Investimento em Participações (FIPs)


Os FIPs Brasil Petróleo 1 e Brasil Petróleo 2 investem na cadeia brasileira de produção de bens e serviços do setor de Petróleo e Gás, bem como em ativos na área de infraestrutura associada a esse setor. No seu espectro de investimentos, não entram companhias exploração e produção de Petróleo.

Os fundos visam desenvolver um portfólio com retorno atraente e risco moderado. A equipe de gestores utiliza sua expertise para fazer escolhas adequadas de ativos, focando na diversificação da carteira. Os fundos visam desenvolver um portfólio com retorno atraente e risco moderado.

A visão estratégica busca aproveitar oportunidades surgidas no descasamento entre oferta e demanda existentes na indústria petrolífera e na tendência de consolidação de pequenas empresas presentes no setor. O foco é firmar parcerias com empreendedores bem sucedidos, investindo tanto em projetos greenfields (iniciais) como brownfields(investimentos em expansão de empresas já operacionais).

O setor de Petróleo e Gás é, mundialmente, uma indústria bastante fechada. No Brasil, dado o histórico de predomínio da Petrobras, esse universo de pessoas e empresas é ainda mais circunscrito. Uma atuação bem-sucedida requer conhecimento e reputação acumulados ao longo de vários anos de convivência nessa área.

Além de se posicionar em negócios com elevada perspectiva de crescimento, os gestores buscam também empresas e projetos em nichos com altas barreiras de entradas e com vantagens competitivas singulares.

Para aproveitar as competências das empresas investidas e somar a visão estratégica e a senioridade dos gestores, os FIPs buscam posições acionárias relevantes em cada empresa, coerentes com uma participação minoritária atuante. Devem atuar em regime de gestão compartilhada, que estabeleça as melhores práticas de governança corporativa. Os FIPs podem, ainda, vir a assumir posições de controle, com mais de 50% das ações de uma empresa, se as condições no negócio indicarem que esse formato seja o mais adequado a um investimento específico.


Fundo de Investimento em Participações Brasil Petróleo 1


É um fundo de private equity que busca obter retornos satisfatórios no longo prazo por meio de investimentos em empresas e projetos da cadeia produtiva de bens e serviços do setor de Petróleo e Gás, bem como em ativos na área de infraestrutura associada a esse setor. No seu espectro de investimentos, não entram companhias de exploração e produção de Petróleo. Seus investidores são majoritariamente fundos de pensão brasileiros. Este FIP investe em regime de co-investimento com o FIP Brasil Petróleo 2. Está com captação fechada.

Nome FIP Brasil Petróleo 1
Público Alvo Investidores
Capital Comprometido R$ 585.000.000,00
Gestor Mare e Mantiq
Administrador/Distribuidor BNY Mellon Serviços Financeiros
Custodiante Bradesco
Auditor KPMG Auditores Independentes
Data de início fevereiro de 2012
Prazo 3 anos de investimento, prorrogável por mais 1 ano;
Prazo 5 anos de desinvestimento, prorrogável por mais 1 ano;

Fundo de Investimento em Participações Brasil Petróleo 2


É um fundo de private equity que busca obter retornos satisfatórios no longo prazo por meio de investimentos em empresas e projetos da cadeia produtiva de bens e serviços do setor de Petróleo e Gás, bem como em ativos na área de infraestrutura associada a esse setor. No seu espectro de investimentos, não entram companhias de exploração e produção de Petróleo.

Seus investidores são fundos de fundos, com investidores finais majoritariamente compostos por pessoas físicas qualificadas. Este FIP investe em regime de co-investimento com o FIP Brasil Petróleo 1. Está com captação fechada.

Nome FIP Brasil Petróleo 2
Público Alvo Clientes Private Bank
Capital Comprometido R$ 155.000.000,00
GestorGestor Mare e Mantiq
Administrador/Distribuidor BNY Mellon Serviços Financeiros
Custodiante Bradesco
Auditor KPMG Auditores Independentes
Data de início julho de 2012
Prazo 3 anos de investimento, prorrogável por mais 1 ano;
Prazo 5 anos de desinvestimento, prorrogável por mais 1 ano;
©2012 MARE Investimentos | Compliance Manuals | Privacy Policy | Terms of Use